Antes de Brasília, já havia território, memória e céu
Brasília não foi construída sobre um vazio. Muito antes do concreto, das superquadras e dos eixos monumentais, o território do atual Distrito Federal já era atravessado por povos indígenas, comunidades rurais, populações negras, fazendas, povoados, caminhos e práticas culturais ligadas ao Cerrado.
Pesquisas arqueológicas revelam uma ocupação indígena milenar no Planalto Central. Ao longo do tempo, diferentes povos circularam, habitaram e construíram relações com suas águas, plantas, animais, ciclos climáticos e paisagens. Posteriormente, comunidades rurais e negras desenvolveram formas próprias de cultivo, religiosidade, cura, celebração e leitura da natureza.
Quando Brasília foi erguida, esse território não estava desabitado nem sem história. A construção da capital transformou profundamente modos de vida anteriores, deslocou populações, alterou caminhos e reorganizou a paisagem. Reconhecer essas presenças não é acrescentar uma nota lateral à história de Brasília: é corrigir a ideia de que a cidade nasceu onde antes não existia nada.
O céu que hoje enquadra os monumentos já era observado antes deles. Seus ciclos orientavam plantações, deslocamentos, festas, crenças e experiências cotidianas. Antes de ser o céu de Brasília, era o céu de um território vivido
Céu de um Território Vivo
O céu que assistiu a tudo - (INFORMAÇÃO CONSCIENTE)
Antes de Brasília, o Planalto Central já era habitado. Um levantamento da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostra que a presença indígena na região remonta a mais de 10 mil anos, e vestígios arqueológicos encontrados no Distrito Federal chegam a mais de 11 mil anos (CORREIO BRAZILIENSE, 2020; METRÓPOLES, 2024). Entre os povos que ocuparam essas terras estavam etnias de tronco linguístico Jê — como os Xavante, os Xerente e os Xacriabá —, que faziam do Planalto Central um ponto de encontro entre diferentes grupos originários (METRÓPOLES, 2024).
Para esses povos, como para a maior parte das culturas indígenas brasileiras, o céu nunca foi apenas cenário: era instrumento de orientação e calendário vivo. Diferentemente da tradição ocidental, que desenha constelações unindo pontos de luz, diversas etnias brasileiras reconhecem suas constelações nas manchas escuras da Via Láctea — chamada por vários povos de “Caminho da Anta” —, formando figuras a partir do vazio entre as estrelas, e não da própria luz (MULTIRIO, 2022).
O astrônomo Germano Bruno Afonso, referência em etnoastronomia brasileira, descreveu essa relação como uma continuidade entre céu e terra: os povos originários não separam esses dois planos, associando o movimento dos astros a fenômenos concretos, como o comportamento dos animais, o ciclo da lua e o início das chuvas (CIÊNCIA E CULTURA/UFBA, [s.d.]). A posição das constelações sazonais orientava o plantio, a colheita, a caça e a pesca, e essa observação era transmitida por meio de mitos e rituais, garantindo que o conhecimento sobrevivesse entre gerações mesmo sem escrita alfabética (EBC, 2016).
Uma ressalva importante, para manter uma pesquisa rigorosamente honesta: a literatura consultada documenta com mais profundidade a astronomia de povos de tronco Tupi-Guarani, além de etnias como os Karajá e os Tukano. Um sistema astronômico específico e detalhado atribuído aos Xavante, Xerente ou Xacriabá no próprio Planalto Central não foi localizado nas fontes disponíveis nesta pesquisa. Isso não significa que esse conhecimento não exista — apenas que não encontrei, até o momento, um registro acadêmico amplamente publicado que o descreva em detalhe. Evidencio a necessidade de novos estudos sobre a relação entre os povos que habitaram o Planalto Central e o céu que observavam. Caso novas evidências documentais sejam publicadas, este dossiê será atualizado.
A cidade desenhada entre o chão e as estrelas
Brasília é conhecida por sua arquitetura, mas sua paisagem não termina nos edifícios. O horizonte amplo, os grandes vazios urbanos e a escala monumental fazem do céu uma presença permanente. A cidade parece ter sido desenhada não apenas sobre o território, mas também em diálogo com a abóbada celeste.
O mapa que parece um avião
A imagem do Plano Piloto como um avião tornou-se uma das leituras populares mais conhecidas de Brasília. Entretanto, no projeto original, Lúcio Costa descreveu o gesto inicial como dois eixos cruzando-se em ângulo reto, sendo um deles arqueado para adaptar-se ao terreno. O próprio desenho também já foi comparado a uma cruz, uma borboleta, uma libélula e um pássaro. A leitura como avião consolidou-se no imaginário popular, associada à ideia de modernidade, deslocamento e futuro.
(EM CONSTRUÇÃO)
PRÓXIMA PÁGINA: CULTURA POPULAR⏩
⏪VOLTAR PARA SULTÃO DO MATO E A EMA CELESTE